Resenha: O Labirinto de Fogo (As Provações de Apolo #3)

Minha nota: ☆☆☆☆☆ 
Nome: O Labirinto de Fogo (As Provações de Apolo, vol.3) 
Autor(a): Rick Riordan 
Editora: Intrínseca 

A jornada para o ex-deus do sol, Apolo, ou, como é mais conhecido, Lester Papadopoulos, continua. Como sempre, nada era fácil para ele e seus amigos, que mal ficaram em segurança na Estação Intermediária e já saíram numa outra missão para salvar um novo oráculo. Apolo esperava que essas missões fizessem com que seu pai, Zeus, o libertasse da punição mortal e o levasse de volta para o Olimpo.

A profecia trazia destruição pelo caminho do jovem deus, que precisaria embarcar em novas aventuras pelo já conhecido Labirinto de Dédalo, o qual estava impregnado com um fogo completamente destrutivo, tornando tudo ao redor da Califórnia em cinzas e matando diversos seres da natureza, como dríades. O labirinto de fogo carregava a mesma incerteza que sempre carregou em seus caminhos, sempre em movimento.

Para acabar com os incêndios e concluir a profecia, Apolo terá que achar o caminho para o centro do labirinto, onde se encontra o poderoso icor do antigo titã do sol, Hélio, predecessor de Apolo, e também onde se encontra Herófila, a Sibila que precisava ser salva, o oráculo. No entanto, isso tudo não passava de um plano maligno do terceiro imperador da Triunvirato, pois Nero e Cômodo não bastavam para tornar a penitência do ex-deus suficiente.

Caio Júlio César, ou Calígula, como era conhecido, tinha segundos planos para Apolo, ele queria não apenas matá-lo, como também sugar todo o restante da sua mínima essência divina. Com a ajuda da feiticeira Medeia, ele pretendia unir essa essência com o restante do titã Hélio para se tornar o novo deus do Sol.

O Labirinto de Fogo é meu livro favorito da série até o momento, pois ele mostra diversos amadurecimentos e profundidades de alguns personagens, além de trazer dois antigos heróis para essa nova missão, Piper McLean e Jason Grace, filhos de Afrodite e Zeus. Quem já leu Os Heróis do Olimpo, sabe de quem estou falando. Eles já passaram por muitas coisas juntos, mas agora enfrentavam problemas na relação. Além disso, Piper também enfrentava outros tipos de problema com seu pai, provindos do maligno imperador.

Antes de saírem em busca de Calígula, a fim de acertar algumas contas e buscar seus sapatos capazes de levar os heróis ao centro do labirinto, Meg McCaffrey reencontrará algumas de suas raízes, fazendo a gente conhecer mais sobre a pequena semideusa filha de Deméter, mostrando o seu lado paterno que fora pouco explorado nos primeiros livros. Os antecedentes de Meg sempre trabalharam em prol da natureza, e seu pai não fez diferente até o terceiro imperador tirar tudo dele, inclusive sua vida.

Com muita destruição e mortes de espíritos da natureza, como dríades, os heróis saem em uma missão atrás de Calígula para pegarem seus sapatos e assim Apolo ter a chance de libertar o terceiro oráculo. Porém, uma outra profecia atormenta os semideuses, principalmente porque envolve os recém aparecidos Jason e Piper. Através dos sonhos proféticos do ex-deus, ele consegue ouvir uma profecia dita pela Sibila, mas as palavra proferidas nada de bom traziam para o futuro dos jovens filhos de Afrodite e Zeus.

Embora fosse difícil, era preciso prosseguir e chegar aos iates luxuosos nos quais Calígula estava com seu exercito de pandos, criaturas humanóides e orelhudas que lutavam como ninguém. Para procurar os sapatos entre tantos iates, o grupo teve que se dividir para que a missão não fracassasse, embora ficasse mais complicada a cada segundo.

Com os sapatos em mãos e os corações partidos pelos terríveis acontecimentos na sala do trono do imperador, os heróis não podiam parar para lamentar suas perdas, era preciso continuar se quisessem impedir a fúria e o fogo do titã preso no labirinto. As calígulas levariam o grupo ao centro dele, mas isso não queria dizer que seria uma jornada fácil. Para que desse certo, eles teriam que resolver vários enigmas até chegar ao oráculo, pois era assim que a Sibila funcionava, era de sua natureza profetizar através de enigmas, como palavras cruzadas.

O sucesso da missão dependia de todos, até das grandiosas Melíades, ninfas dos freixos. Mesmo com tantas perdas, as provações de Apolo como mortal estavam longe de acabar, embora sua personalidade como humano tenha se fortalecido de forma notável através de cada obstáculo enfrentado. O ex-deus está se tornando cada vez mais empático com a raça humana, deixando que o seu lado humano aflore cada vez mais.

O Labirinto de Fogo é o terceiro livro da série As Provações de Apolo, que será composta por cinco volumes, tal como as séries antecessoras que fazem parte do universo greco-romano do autor Rick Riordan. Louco pra ler a continuação, pois agora sim o bicho vai pegar! VIVA MEG MCCAFFREY!

Marlon Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário