O leitor e suas manias literárias - Dia Mundial do Livro


Vocês sabem que dia é hoje? Isso mesmo, 23 de Abril. E sabem o que comemoramos? Sim, o Dia Mundial do Livro!

Hoje é dia de celebrar o nosso tão fiel amigo que está com a gente em todos os momentos, os bons ou ruins, no trabalho ou no ônibus, e em qualquer situação. O livro nos ajuda em diversos aspectos e é tão eclético que consegue agradar todo mundo com a sua diversidade.

Para hoje, então, resolvi separar algumas manias que eu considero, e vejo bastante gente praticando, dos amantes dessa cultura livresca. Vamos lá:

1. Post-its sim, marcadores de texto não
É, pessoal... muita gente por aí ODEIA marcar os seus livros e consideram isso uma atitude absurda. No entanto, também tem gente que já conseguiu desapegar um pouco dos seus livros a ponto de não se importar de fazer marcações neles. Mas espere, isso não faz deles menos leitores que nós, que não marcamos. Tem lugar pra todos, mas ainda sou do time que prefere não marcar! Para driblar isso, fazemos o uso de post-its, pois assim marcamos os nossos trechos favoritos sem danificar o livro permanentemente.

2. Mais que livros, nossos filhos
Outro quesito importante para nós, leitores, é o jeito com o qual cuidamos dos nossos livros, tratando-os como nossos bebês, nossos filhos. Mas é isso mesmo, deixamos eles na estante, não escrevemos em cima deles, não deixamos eles caírem... É só amor para dar e receber!

3. Mais marcadores, menos orelhas machucadas
Bom, se tem algo que me deixa irritado é ver um livro sendo marcado com a orelha (principalmente se for um livro meu!). Não se faz isso com ninguém, gente, imagine com um pobre livro indefeso. Orelhas são para informações do livro e do autor, então preservem as orelhas e comecem a usar marcadores de página, é sério!

4. Quanto mais melhor
Quem nunca aproveitou uma Black Friday da vida para fazer aquela comprinha de livros desejados? Pois é, mesmo com livros não lidos na estante, o nosso instinto de comprar mais filhos é mais forte que nós e não resistimos. Compramos mesmo!

5. A vida do livro em primeiro lugar
Quem nunca emprestou um livro na vida? Todo leitor tem suas regras pessoais na hora de entregar um filho seu para alguém, mas uma coisa é certa: a vida do livro emprestado vem sempre em primeiro lugar. Se o livro chegar amassado ou com qualquer avaria, aí sim vocês vão ver um leitor bravo!

That’s all folks! Quem tiver alguma outra mania, pode escrever nos comentários e vamos celebrar este dia maravilhoso lendo (ou comprando) ainda mais livros! <3

Marlon Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário