Seja o que quiser ser | O Touro Ferdinando

Minha nota: 
Nome: O Touro Ferdinando
Autor(a): Munro Leaf e Robert Lawson (Ilustrador)
Editora: Intrínseca
Livro no Skoob

Em algum lugar remoto da Espanha, vivia Ferdinando e outros bezerros. No entanto, Ferdinando não era um bezerro comum como todos os outros, ele era apenas o que muitas pessoas temem ser: diferente. Ser diferente para o bezerro era quase uma virtude, o tornava único em sua maneira de ser e de enxergar o mundo com mais amor e menos violência.

Os outros bezerros viviam aos pulos e dando cabeçadas, uma euforia só, cuja não era a realidade do pequeno Ferdinando. Seu passatempo favorito era embaixo de um carvalho, onde várias flores exalavam os seus perfumes e ele as apreciava de forma tão meiga e genuína.

Sua mãe, a vaca, chegou a ficar preocupada com o seu filhote, achando que ele estava triste e afastado dos outros, mas logo percebeu que seu pensamento estava errado. Ferdinando não estava triste nem nada disso, muito pelo contrário, ele apenas estava feliz vivendo o que, pra ele, era a mais pura felicidade.
 Por que você não brinca de correr, pular e dar cabeçadas com os outros bezerros?  perguntava ela.
Mas Ferdinando respondia:
 Prefiro ficar aqui, quietinho, cheirando as flores.
O tempo passou e o bezerro se transformou em um grande e imponente touro que, na aparência exterior, se assemelhava com os outros touros, ferozes, valentões e intimidadores, mas no interior ele não era assim, longe disso. Ferdinando era o touro mais amável que existia, porém, em um dia de má sorte, foi levado embora para as touradas de Madri.

Era só festa em Madri, todos estavam vibrando e contentes, torcendo pelo "Ferdinando, o Feroz", como assim o nomearam. No final das cotas, ele mostrou que não era igual aos seus semelhantes, então ao invés de ser feroz e valentão, Ferdinando apenas apreciou as flores nos cabelos das damas e ficou ali quietinho no meio da arena.

Bravos e revoltados, os homens o levaram de volta para casa, de onde o touro nunca quis ter saído. Ao voltar para o seu velho e amado carvalho, Ferdinando continuou a sentir o perfume das flores e a viver intensamente cada sensação que provinha delas.

Quebrando estereótipos, Ferdinando traz uma mensagem de suma importância para o que vivemos atualmente na sociedade. Ele nos ensina que não precisamos seguir um padrão, não precisamos ser o que não queremos ser, a única coisa que devemos fazer é viver intensamente aquilo que realmente somos do lado interior.

O Touro Ferdinando também ganhou, recentemente, uma adaptação cinematográfica produzida pela 20th Century Fox. Confira o trailer abaixo e prepare-se para embarcar nessa história com a gente!

Marlon Gonçalves

2 comentários:

  1. Acabei de ver o filme e foi maravilhoso! Eu esperava ver uma animação bem feita e uma estória até triste e melancólica, mas do início ao fim o tom é positivo. Pais e filhos vão adorar os personagens e aprender preciosas lições de otimismo consciente, de bondade e amizade, enquanto se divertem a valer. Uma ótima pedida para as férias, vale o ingresso e a pipoca da família inteira. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação que vi no ano passado. Envolvente desde os primeiros minutos, a sensível estória leva a gente a pensar sobre como encaramos nossa vida. É muito fácil se identificar com os personagens e seus dramas, e o mais surpreendente é que há tanto bom humor que o peso do contexto (um touro que tem como destino uma tourada não é nada mais do que uma alegoria da humanidade rumando para o final inevitável da morte) permanece como uma leve ameaça constante porém sem dominar os sentimentos do espectador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida é uma produção maravilhosa, para se refletir e para todas as idades! <3 <3

      Excluir