Resenha: Somos todos extraordinários

Minha nota: 
Nome: Somos todos extraordinários
Autor(a): R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Livro no Skoob

Todos os dias o mundo esta cada vez mais cheio de maldade, mas também, se pararmos um pouco para pensar e procurar direito, encontraremos pessoas dispostas a mudar o mundo e a serem um pouco mais gentis. Pessoas como o August Pullman são pessoas extraordinárias e pode crer... somos todos extraordinários.

Nosso amado Auggie está de volta em mais um livro derivado de sua tão incrível história. Em Somos todos extraordinários encontramos um pequeno conto contado e totalmente ilustrado pela própria autora do livro, a R. J. Palacio, que, para quem ainda não sabe, além de escritora também é designer.

A composição das ilustrações é feita com elementos da história do personagem, mas não necessariamente conta ou traz personagens habituais do livro. Os principais são o próprio Auggie e a sua cachorrinha, a Dayse.

Podemos perceber e reconhecer alguns elementos icônicos de tudo aquilo que rodeia o garoto extraordinário, como por exemplo o capacete que ele passou muito tempo usando pra fazer qualquer coisa, pois com aquele utensílio as pessoas não veriam a real face dele e isso o fazia se sentir mais aliviado, mais "normal", de acordo com as predefinições da sociedade. Esse capacete, inclusive, está sendo usado pelo personagem na capa do livro.


Como de costume, a Palacio ama criar morais para seus livros e esse não é diferente. Mesmo em tão poucas palavras, ela ainda conseguiu me fazer derramar lágrimas enquanto lia. Ela nos mostra mais uma vez que não é preciso se importar tanto com o exterior quando se tem um interior tão gigantesco. 

E aí ela nos mostra como é a vida desse garoto através de ilustrações fofas, com ele e sua cachorrinha viajando pelo espaço e esquecendo das coisas ruins do mundo real. Porém, mesmo assim, ela nos mostra que há pessoas gentis no mundo e que nem tudo está perdido. Ser mais gentil é uma das coisas que o mundo precisa para se tornar um lugar melhor.

Por se tratar de uma história com foco na ilustração mais do que no próprio texto, ela acaba atraindo mais a atenção das crianças e se torna um ótimo livro pra ser lido na hora de dormir para os pequenos. Ele consegue ser extraordinário mesmo sendo tão miúdo!

Marlon Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário